Um estudo sobre a gestão de talento em empresas de tecnologias de informação e comunicação
DOI:
https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2015.VIN1/pp.135-173Palavras-chave:
Gestão de Talento, Estratégia Organizacional, Crise Económica, Vantagem CompetitivaResumo
A gestão de talentos (GT) é um dos aspetos mais determinantes do sucesso das
empresas e da sua sustentabilidade a longo prazo. O presente trabalho de investigação procurou contribuir para o desenvolvimento do tópico da GT e aferir a aplicação de um modelo teórico de gestão estratégica de talentos através de um estudo empírico realizado em empresas de tecnologias de informação e comunicação. Os resultados mostram que as organizações estão efetivamente a gerir talentos e que consideram que o talento é um aspeto com forte impacto na vantagem competitiva e performance financeira, embora não corroborem, na totalidade, o modelo teórico analisado. Entende-se que o grande desafio da atual “Era do Talento” será a delimitação das fronteiras da GT, em termos teóricos e, em termos práticos, a sua operacionalização de forma estratégica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.