Um estudo sobre a gestão de talento em empresas de tecnologias de informação e comunicação

Autores

  • Catarina Rito ISCTE-IUL
  • Luís F. Martinez Nova School of Business and Economics, Universidade Nova de Lisboa
  • Paulo J. R. Rego Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa
  • Miguel Pereira Lopes Centro de Administração e Políticas Públicas, ISCSP, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2015.VIN1/pp.135-173

Palavras-chave:

Gestão de Talento, Estratégia Organizacional, Crise Económica, Vantagem Competitiva

Resumo

A gestão de talentos (GT) é um dos aspetos mais determinantes do sucesso das
empresas e da sua sustentabilidade a longo prazo. O presente trabalho de investigação procurou contribuir para o desenvolvimento do tópico da GT e aferir a aplicação de um modelo teórico de gestão estratégica de talentos através de um estudo empírico realizado em empresas de tecnologias de informação e comunicação. Os resultados mostram que as organizações estão efetivamente a gerir talentos e que consideram que o talento é um aspeto com forte impacto na vantagem competitiva e performance financeira, embora não corroborem, na totalidade, o modelo teórico analisado. Entende-se que o grande desafio da atual “Era do Talento” será a delimitação das fronteiras da GT, em termos teóricos e, em termos práticos, a sua operacionalização de forma estratégica.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Rito, C., Martinez, L. F., Rego, P. J. R., & Lopes, M. P. (2015). Um estudo sobre a gestão de talento em empresas de tecnologias de informação e comunicação. Public Sciences & Policies, 1(1), 135–173. https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2015.VIN1/pp.135-173

Edição

Secção

Artigos