Estudo Preliminar de Adaptação do Modelo de Motivação para o Serviço Público de Perry (1996) para o Contexto Português
DOI:
https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2020.VVIN1/pp.159-181Palavras-chave:
Motivação para o Serviço Público, Dimensões, Modelo de MedidaResumo
A Motivação para o Serviço Público (PSM) tem revelado ser um constructo consistente nos diversos estudos em que tem sido utilizado. O presente estudo tem como objetivo contribuir para a validação para o contexto português do Modelo de Motivação para o Serviço Público (Public Service Motivations – PSM) conceptualizado por Perry e Wise (1990). Pretende-se, partindo das dimensões constituintes deste modelo identificar dimensões relevantes para o contexto público português. Insere-se, assim, no contexto de um projeto mais vasto de identificação e validação de um modelo da PSM representativo da Administração Pública Portuguesa. Partindo-se do questionário inicialmente proposto por Perry (1996), constituído por quarenta itens que medem as seis dimensões, foram realizadas diversas Análises Fatoriais Exploratórias (AFE) através da eliminação dos itens que apresentaram um factor loading inferior a 0,50 e/ou saturaram com factor loading superiores a 0,50 em mais do que um fator extraído. Em seguida, através de Análises Fatoriais Confirmatórias (AFC), o modelo resultante da AFE, foi comparado com outros dois modelos. Um foi o modelo inicial proposto por Perry (1996) e o outro foi o modelo final encontrado neste estudo (Perry, 1996). Os resultados obtidos permitiram identificar três dimensões das seis propostas inicialmente por Perry (1996) e duas novas dimensões que assumem uma natureza reverse. São elas o Egoísmo Social e o Cinismo Social, não tendo, no entanto, sido encontrada literatura que as contextualizassem no âmbito da PSM. Foram também discutidas as implicações destes resultados e sugeridos estudos futuros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.