Sobre a Revista

PS&P é uma revista interdisciplinar em ciências sociais, com foco em políticas públicas, administração pública, comunicação política e governação com abrangência internacional. PS&P publica artigos originais que são submetidos a um processo rigoroso de revisão por pares (double-blind peer-review).  

As prioridades da Revista Ciências e Políticas Públicas para publicação são trabalhos que:

  • Apresentem investigação teórica, metodológica e empírica que contribua para o avanço do conhecimento em políticas públicas, administração pública e governação.
  • Apresentem investigação teórica relevante relacionada com os problemas globais de políticas públicas.
  • Promovam diversidade de estudos que abordem diferentes áreas geográficas, metodológicas e teóricas.

A revista adota uma abordagem pluralista e incentiva submissões independentemente da abordagem metodológica e do país de estudo. São aceites para publicação, artigos em português, inglês e espanhol. Os artigos publicados são predominantemente artigos originais, sendo também aceites artigos de revisão que avaliem o estado da arte das políticas públicas.

Palavras-Chave

Ciências Sociais – Políticas Públicas – Administração Pública – Global – Governança – Comunicação Política – Comunicação Pública – Direitos Humanos – Sociedade Civil – Economia – Análise Política – Ciclo da Política – Ciência Política – Comunicação Estratégica – Interesse Público – Metodologias de Investigação

Esta revista é de acesso livre e gratuito tanto para a submissão como para a produção.

Processo de Revisão por pares

Todos os artigos submetidos à avaliação passarão por uma avaliação preliminar pelo Conselho Editorial para aferir a adequação às normas e critérios da revista. A revista recorre a um processo de revisão anónima de pelo menos dois revisores.

Código de Ética

A revista Ciências e Políticas Públicas está comprometida com a ética e com um alto padrão de qualidade nas suas publicações. Apoiamos os padrões de comportamento éticos esperados para todas as partes envolvidas na publicação da nossa revista. As políticas de publicação da PS&P são inspiradas nas diretrizes do Comité de Ética em Publicação (COPE) sobre recursos a decisões editoriais e reclamações sobre a gestão editorial da revista no processo de revisão por pares.

Deveres das Partes Relacionadas

Deveres do Editor:

  • Decisão de publicação: O editor da revista é responsável por decidir qual dos artigos submetidos à revista deve ser publicado. O editor é guiado pelas políticas do conselho editorial da revista e restringido por exigências legais. O editor pode consultar o conselho editorial ou revisores na tomada de decisão.
  • Fair play: O editor deve avaliar os manuscritos pelo seu conteúdo intelectual sem considerar raça, género, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, cidadania ou filosofia política dos autores.
  • Confidencialidade: O editor e qualquer membro do conselho editorial não devem divulgar nenhuma informação sobre um manuscrito submetido a alguém que não seja o autor correspondente, revisores, revisores em potencial, outros consultores editoriais e o editor, conforme apropriado.
  • Divulgação e conflitos de interesse: O editor deve assegurar completa imparcialidade e transparência de acordo com o código de ética da revista e se necessário recusar manuscritos nos quais tenha conflito de interesses.
  • Envolvimento e cooperação na investigação: O editor deve tomar medidas razoáveis ​​de resposta aquando da apresentação de reclamações éticas relativas a um manuscrito submetido ou artigo publicado.

Deveres dos revisores:

  • Contribuição para decisões editoriais: A revisão por pares auxilia o editor na tomada de decisões editoriais, e através das comunicações editoriais com o autor também pode auxiliar o autor na melhoria do artigo.
  • Pontualidade: Qualquer revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada num manuscrito ou saiba que a sua revisão imediata será impossível, deve notificar o editor e isentar-se do processo de revisão.
  • Confidencialidade: Quaisquer manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. Por isso, não devem ser revelados ou discutidos com outras pessoas.
  • Padrões de objetividade: As revisões devem ser conduzidas objetivamente, e os revisores devem expressar claramente os seus pontos de vista com argumentos de suporte.
  • Originalidade do Trabalho: O revisor deve informar o editor para qualquer semelhança ou sobreposição substancial entre o manuscrito em consideração e qualquer outro artigo publicado.
  • Divulgação e conflito de interesses: Informações privilegiadas ou ideias obtidas com a revisão por pares devem ser mantidas em sigilo e não podem ser usadas para proveito pessoal. Os revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflito de interesses.
  • Fornecendo Feedback: Os revisores devem explicar a sua avaliação de maneira detalhada, clara e educada. Apontando os pontos fortes e fracos da contribuição apresentada. Os revisores devem identificar trabalhos relevantes publicados que os autores não citem e providenciar outras sugestões de melhoria. Os revisores devem utilizar um estilo de escrita objetivo e construtivo, considerando que os seus comentários são partilhados com os autores.

Lembre-se de que as melhorias de um artigo são fruto de comentários positivos e críticas construtivas.

Deveres dos Autores:

  • Manuscritos: Os autores de artigos originais devem apresentar uma descrição precisa do trabalho realizado e uma discussão objetiva da contribuição académica do estudo apresentado. Os dados subjacentes devem ser representados com precisão no artigo. Um artigo deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros continuem o trabalho. Declarações fraudulentas ou conscientemente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis ​​para a revista Ciências e Políticas Públicas.
  • Originalidade e Plágio: Os autores devem garantir que escreveram um trabalho original e, caso tenham usado fontes secundárias, trabalho e/ou palavras de outros, que tenham sido devidamente citados. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento de publicação antiético e é inaceitável para a revista Ciências e Políticas Públicas.
  • Submissão/Publicação Duplicada: Os autores são obrigados a declarar no momento da submissão que o manuscrito não foi submetido a outra revista para publicação. Submeter o mesmo manuscrito a mais de uma revista ou publicar o mesmo artigo em diferentes revistas constitui comportamento de publicação antiético e é inaceitável para a revista Ciências e Políticas Públicas.
  • Reconhecimento de Fontes: O devido reconhecimento do trabalho de outros deve ser sempre referido. Os autores devem citar publicações que os influenciaram na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas de forma privada, como em conversas, correspondências ou discussões com terceiros, não devem ser usadas ou relatadas sem permissão explícita por escrito da fonte. As informações obtidas em serviços confidenciais, como manuscritos de arbitragem ou solicitações de subsídios, não devem ser usadas sem a permissão expressa por escrito do autor do trabalho envolvido nesses serviços.
  • Autoria do Artigo: A autoria deve ser limitada a quem contribuiu significativamente para a conceção, desenho, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Outros participantes em aspetos substantivos da pesquisa ou escrita do artigo, mas que não são autores, devem ser reconhecidos ou listados como colaboradores. O autor correspondente deve garantir que todos os coautores estão incluídos no artigo, tenham visto e aprovado a versão final do artigo e concordado com a sua submissão para publicação.
  • Conflitos de interesse: Todos os autores devem divulgar qualquer conflito de interesses que possa influenciar os resultados ou a interpretação do seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser mencionadas.
  • Erros fundamentais em trabalhos publicados: Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão no trabalho publicado da sua autoria, deve notificar imediatamente a/o editor/a da revista e cooperar para retratar ou corrigir o artigo.
  • Compromisso de resposta aos revisores: Os autores comprometem-se a responder integralmente aos comentários dos revisores, corrigindo e aprimorando o manuscrito sempre que apropriado.

A PS&P está indexada em:

indexadores