Refugiados em imagens:

Contributos da Etnografia Visual

Autores

  • Mafalda Carapeto Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2017.VIIIN2/pp.103-119

Palavras-chave:

Refugiados, Representações, Antropologia visual, Perspetiva monocular

Resumo

A chamada «crise de refugiados» desencadeou a corrida às fronteiras por parte dos meios de comunicação social. Através da sua perspetiva, divulgam por imagens os acontecimentos que resultam na construção de uma representação
do «refugiado». A tendência representativa deste fenómeno assenta numa perspetiva monocular, que influencia a opinião coletiva, vincando a relação entre o «eu» e o «outro». Uma primeira pessoa fotografa para uma segunda pessoa sobre uma terceira pessoa. Neste sentido, a perspetiva monocular chama à discussão o
olhar panótico de Michel Foucault, pois a terceira pessoa, o «refugiado», é vista sem ver, sem ter a oportunidade de se «defender» da representação que lhe é atribuída. Como consequência, a constante reprodução de imagens torna o
fenómeno universal aos olhos de quem as vê. Neste artigo pretendo abordar a representação que é elaborada dos sujeitos «refugiados». Para tal recorro à análise do conteúdo das imagens e à análise de discurso.

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Publicado

2022-08-05

Como Citar

Carapeto, M. (2022). Refugiados em imagens:: Contributos da Etnografia Visual. Public Sciences & Policies, 3(2), 103–119. https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2017.VIIIN2/pp.103-119

Edição

Secção

Artigos