O uso do mar como Estratégia Oceano Azul para a internacionalização de Portugal:
algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2017.VIIIN2/pp.83-102Palavras-chave:
Estretégia, Estratégia Oceano Azul, Internacionalização, Uso do MarResumo
A situação geográfica privilegiada na confluência entre três continentes confere a Portugal condições excecionais para apostar no uso do mar como base para uma estratégia de internacionalização que lhe permita reconfigurar-se competitivamente. Recorrendo à lógica de atuação da Estratégia Oceano Azul, Portugal poderá detetar e competir em mercados alternativos, onde existam menor concorrência e maiores rentabilidades: os oceanos azuis, centrados no Atlântico; e enfrentar com vantagens competitivas diferenciadas os oceanos vermelhos centrados na União Europeia, onde continua a ser necessário competir. O oceano azul de Portugal consubstancia-se num cluster do mar com atributos únicos e de difícil imitação, na atração de parcerias económicas e tecnológicas, e no desenvolvimento de estratégias económicas, militares, diplomáticas e psicossociais que confluam para uma estratégia integral adequada, exequível e aceitável, apoiada numa cultura estratégica de afirmação do interesse nacional; assegurando desenvolvimento económico, bem-estar para os cidadãos e o reforço da soberania e da segurança económica.
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