Relação entre as soft skills e o desenvolvimento de carreira:

o efeito moderador das expetativas de carreira entre estudantes de gestão de recursos humanos

Autores

  • Rosa Isabel Rodrigues INP – Instituto Superior de Novas Profissões, Portugal
  • Joana Melo dos Santos Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa
  • Catarina Gomes Centro de Administração e Políticas Públicas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa e CICPSI, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2017.VIIIN2/pp.37-63

Palavras-chave:

Soft skills, expectativas de resultados de carreira, gestão de carreira

Resumo

Hoje em dia, as organizações procuram pessoas com conhecimentos técnicos e competências transversais desenvolvidas. Por sua vez, os profissionais têm uma  postura mais ativa em relação a si próprios e sentem-se responsáveis pela construção da sua carreira e desenvolvimento de competências que lhes garantam a empregabilidade. Contudo, existe uma relação entre estes dois pontos de vista que pode ser moderada pelas expetativas que os indivíduos possuem sobre o sucesso profissional. Este estudo analisa o efeito moderador das expetativas dos resultados de carreira na relação entre as soft skills e o desenvolvimento de carreira, recorrendo a uma metodologia quantitativa de carácter hipotético-edutivo operacionalizada por um questionário. Recolheram--se dados de cem estudantes universitários portugueses de Gestão de Recursos Humanos. Os resultados evidenciaram que as competências com maior influência no desenvolvimento de carreira são as relações pessoais e as expetativas extrínsecas dos resultados. Com estes resultados recomenda-se que as organizações pensem sobre a evolução pessoal e profissional dos seus colaboradores. 

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Publicado

2022-08-05

Como Citar

Rodrigues, R. I., Santos, J. M. dos, & Gomes, C. (2022). Relação entre as soft skills e o desenvolvimento de carreira:: o efeito moderador das expetativas de carreira entre estudantes de gestão de recursos humanos. Public Sciences & Policies, 3(2), 37–63. https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2017.VIIIN2/pp.37-63

Edição

Secção

Artigos