Política de saúde e Serviço Social:
Um estudo sobre a intersetorialidade no município de Ituiutaba/MG – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2017.VIIIN1/pp.105-125Palavras-chave:
Política de saúde, Serviço social, Intersetorialidade, HabitaçãoResumo
O artigo apresenta os resultados parciais da pesquisa que teve como objetivo analisar o Serviço Social na política de saúde e a intersetorialidade, no bairro Residencial Jardim Europa II do município de Ituiutaba/MG. A partir do método dialético, para um olhar de totalidade desta realidade, adota a abordagem qualitativa e coleta de dados em campo em questionário, tendo como sujeitos
participantes os profissionais envolvidos no Serviço Social com as famílias. Os resultados mostram que o Serviço Social contribui de maneira efetiva para a saúde e o projeto profissional segue os princípios do SUS; mostram ainda que a legislação brasileira está coerente com a perspectiva instersetorial, apesar de os limites e desafios serem expressivos e distantes para a efetivação da intersetorialidade nas políticas públicas. Considera-se que o cenário contemporâneo exige o fortalecimento do trabalho intersetorial, como estratégia para efetivar o acesso aos direitos sociais da população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.