Territórios de Fragilidades:

Envelhecimento e Políticas Públicas – um projeto de educação continuada

Autores

  • Beltrina Côrte Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil
  • Vera Brandão Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2020.VVIN2/pp.169-193

Palavras-chave:

envelhecimento, educação continuada, políticas públicas, territórios de fragilidades

Resumo

O envelhecimento populacional é considerado hoje como uma grande conquista e, simultaneamente, como um enorme desafio para os países em desenvolvimento, em especial no âmbito das políticas públicas para as pessoas idosas. O cenário é mais preocupante nos espaços periurbanos, que denominamos como “territórios de fragilidades”, nos quais se observa a sobreposição de carências múltiplas — saneamento básico, habitação, acessibilidade, educação e saúde — aliadas à desestruturação dos vínculos comunitários, os quais têm um impacto negativo na longevidade das populações. Propomos, neste texto, analisar este panorama através dos resultados do projeto de educação continuada para 420 profissionais da Secretaria de Assistência Social da cidade de São Paulo (Brasil), com o objetivo de aperfeiçoar a resposta dos serviços sociais, especialmente os que integram a proteção social básica da população mais carenciada. A metodologia de formação utilizada é centrada no profissional, no seu campo de atuação, e nos problemas quotidianos com que se depara através da análise das suas competências e capacidades para lidar com os desafios e oportunidades destas comunidades, o que possibilita a obtenção de várias narrativas em “primeira mão” e nos permite ter acesso à realidade vivida nestes espaços. Contribuindo para o enriquecimento desta reflexão, podemos observar as narrativas dos professores e supervisores, no âmbito do trabalho de campo, as dificuldades e conquistas na implementação do projeto, e a interação com os grupos de trabalho, o que nos permitiu, atenta a complexidade da temática, reunir dados decorrentes da atuação de todos estes intervenientes, em superação dos desafios associados ao equilíbrio das vidas pessoais e laborais, sobre o envelhecimento em territórios de fragilidades. 

Publicado

2022-08-10

Como Citar

Côrte, B., & Brandão, V. (2022). Territórios de Fragilidades:: Envelhecimento e Políticas Públicas – um projeto de educação continuada. Public Sciences & Policies, 6(2), 169–193. https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2020.VVIN2/pp.169-193