A Review of Public Sector Reform
DOI:
https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2018.VIVN1/pp.17-32Palavras-chave:
Nova Gestão Pública, Reformas administrativas, Estudos comparados, Modelos ou menus de ReformasResumo
Na década de 1980, as reformas administrativas tornaram-se numa política por direito próprio. O autor apresenta a sua interpretação sobre a forma como o pensamento académico sobre estas políticas evoluiu e foi implementado. Os padrões de reforma ficaram conhecidos como Nova Gestão Pública (NGP), mas também eram conhecidos como “gerencialismo” ou “reinvenção do governo”. O autor reconhece que a definição de gestão pública é ambígua e problemática. Acresce que as mesmas técnicas e instrumentos de gestão, tanto na cultura
anglo-saxónica quanto nas culturas do continente europeu, são muitas vezes percebidos pelos governos e pelas populações com significados opostos, como é o caso por exemplo do conceito de “agência”. O artigo inclui uma discussão sobre um modelo de reformas de gestão e uma revisão do estado do conhecimento comparativo no que diz respeito à NGP. O autor sugere que as reformas individuais devem ser agrupadas de acordo com a sua “lógica dominante” em vez de se olhar para um “modelo genérico”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.