Convergências nas orientações do Banco Mundial para as políticas de formação e de carreira docente na contemporaneidade

Autores

  • Quênia Renee Strasburg Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, Brasil
  • Berenice Corsetti Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2017.VIIIN2/pp.11-35

Palavras-chave:

Políticas educacionais, contexto de influência, formação docente, carreira docente

Resumo

Este artigo apresenta o caminho teórico-metodológico construído para a análise de um documento do Banco Mundial. O documento, intitulado Professores Excelentes, trata de políticas de formação e de carreira docente para países da América Latina e Caribe. Com base na abordagem do Ciclo de Políticas de Ball e Bowe, foram delineadas algumas convergências na atuação do Banco Mundial na difusão dos princípios de mercado e na indução de novos mercados na área educacional. A partir dessa análise, passamos a exemplificar como os princípios do Grupo Banco Mundial para a educação com foco nos professores estão alinhados com ideias provenientes de um dos contextos do referido Ciclo, o contexto de influência. As convergências entre os princípios do Banco e do mercado permeiam o documento e criam consensos nas políticas educacionais para os países em desenvolvimento, entre os quais, o Brasil. 

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Publicado

2022-08-05

Como Citar

Strasburg, Q. R., & Corsetti, B. (2022). Convergências nas orientações do Banco Mundial para as políticas de formação e de carreira docente na contemporaneidade. Public Sciences & Policies, 3(2), 11–35. https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2017.VIIIN2/pp.11-35

Edição

Secção

Artigos