Desafios da Governação e Metagovernação Pública:

de uma análise teórico-histórica à sua aplicação ao caso português

Autores

  • Luis Mota Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal; Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.33167/2184-0644.cpp2022.8.1.2

Palavras-chave:

Governação pública, Metagovernação, Reformas administrativas, Portugal

Resumo

O objetivo deste ensaio é apresentar uma revisão crítica sobre as temáticas da governação pública e metagovernação, bem como uma reflexão sobre os principais desafios nestes domínios no contexto português. A relevância desta análise decorre destas temáticas se encontrarem ainda pouco exploradas em Portugal, quer em termos teóricos, quer em termos de realidade empírica. O artigo conclui que o contexto de governação pública em Portugal é claramente híbrido, sendo visível uma conjugação, nem sempre pacífica, de influências da tradição administrativa napoleónica e de ideias reformistas da Nova Gestão Pública e pela Nova Governação Pública.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Mota, L. (2022). Desafios da Governação e Metagovernação Pública:: de uma análise teórico-histórica à sua aplicação ao caso português. Public Sciences & Policies, 8(1). https://doi.org/10.33167/2184-0644.cpp2022.8.1.2

Edição

Secção

Artigos