Comunicar as alterações climáticas e a energia na África rural:
Análise de um caso para explicar como a comunicação participativa pode apoiar a transição para as energias renováveis e a adoção de tecnologias solares na África rural
DOI:
https://doi.org/10.33167/2184-0644.CPP2021.VVIIN2/pp.183-200Palavras-chave:
comunicação participativa, transição energética, inclusão, África ruralResumo
Ao longo das últimas duas décadas, numerosas iniciativas visaram resolver o problema do acesso à eletricidade em África através da implantação maciça de soluções solares renováveis nas zonas rurais. Quem o faz está a ajudar a resolver o problema, mas luta para convencer os intervenientes rurais a aceitar e integrar os sistemas solares. Este documento explora como as iniciativas energéticas podem empregar estrategicamente modelos de comunicação para facilitar a transição, aceitação e integração das energias renováveis na África rural. Utilizando métodos e ferramentas de investigação qualitativa e quantitativa, tais como inquéritos, entrevistas em profundidade e observação de campo, recolheu-se e analisou-se o feedback dos intervenientes rurais sobre a forma como a comunicação moldou a sua compreensão, aceitação e integração da energia solar renovável na sua área local. Constata-se que as atitudes que os intervenientes rurais geralmente demonstram em relação às tecnologias solares renováveis dependem da abordagem de comunicação utilizada para os envolver. Também se encontra uma série de fatores simbióticos que podem mudar a perceção e aceitação pública da energia solar. Um deles é a inclusão de vozes rurais no processo de desenvolvimento e de comunicação. Os resultados da investigação demonstram que o envolvimento público em iniciativas energéticas é uma forma muito importante de encorajar a aceitação. Recomenda-se a concessão de bolsas de estudo em comunicação energética para utilizar métodos inclusivos para tentar compreender o que faz com que os intervenientes rurais mudem as suas atitudes e crenças. Finalmente, argumenta-se que as inovações de base e as abordagens renováveis lideradas pela comunidade são socialmente aceitáveis e inclusivas e os projetos e iniciativas de desenvolvimento precisam de encontrar melhores formas de oferecer aos intervenientes rurais a capacidade de moldar as suas próprias comunicações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.